Tuesday, June 26, 2007

Dobradinha no Futsal!

Porque nem só de futebol vive o nosso Glorioso e Ecléctico Clube, hoje o tema é o Futsal.
Pois é, à Taça de Portugal, juntou-se, no último Domingo, o tão desejado (e esperado) titulo de campeão nacional, originando a 2ª dobradinha do nosso historial!
Foi uma época maravilhosa com a conquista da Supertaça no inicio da época, a conquista da Taça de Portugal há uns meses e o titulo de Campeão Nacional no passado fim-de-semana. Curiosamente, foram todos conquistados contra o... sporting!
Cada vez mais, e ainda bem, o Futsal é um desporto respeitado, apreciado e seguido pelo público português, e, nos últimos anos, muito para isso contribuiu o ingresso do SLB na modalidade, e o seu sucesso com três titulos de campeão nacional nos 5 anos de existência.
Ainda voltando ao titulo de campeão, foram necessários os 3 jogos na final (para quem não sabe, os play-off jogam-se à melhor de 3 partidas) entre águias e leões para se encontrar o vencedor do troféu maior do futsal interno. Para os interessados e distraidos desta realidade, o Benfica ganhou em Loures ("casa" do Sporting) por 1-4, perdeu depois na Luz por 2-1 e venceu, na negra, também na Luz, por 1-0.
Como amante de e do desporto, quero fazer aqui menção ao Sporting. Por mais lugar-comum que pareça (e é!), a verdade é que o SCP foi um digno vencido e que honrou em muito a nossa vitória. São, também, uma grande equipa e provaram-no, não porque tenham jogado particularmente bem - que não jogaram - mas porque tiraram o que podiam (e o que não podiam) do que tinham à disposição. Os meus sinceros parabéns!
A rivalidade dos 2 "grandes" de dimensão nacional materializada nos inúmeros derby's desta época também puxa mais gente para a modalidade e torna-nos mais capazes além-fronteiras.
Quanto a nós, foi um titulo justo e merecido e ninguém que acompanhe a modalidade com conhecimento de causa pode contestar esta conquista.
Fomos, de facto, os melhores. Somos, efectivamente, a melhor equipa nacional.
Em 40 jogos no plano interno, perdemos apenas 3 (todos contra o...sporting!), mesmo com as múltiplas contrariedades, desde as incontáveis lesões de jogadores importantes (André Lima, à cabeça) até à ridicula (pela duração) suspensão de Adil Amarante.
Finalmente, 2 notas:
Antes de mais, para a dupla Adil Amarante-Nelito. O primeiro, técnico principal da equipa, viu-se "atirado" para as bancadas durante a época inteira devido a uma suspensão vergonhosa pela sua duração (1 ano!!!). Apesar disso, não abandonou o barco nem esmoreceu na luta pelos objectivos. Pelo contrário, fez das fraquezas, forças!
O segundo, técnico em campo face à impossibilidade de Adil, interpretou na perfeição o pretendido, interactuou de forma irrepreensivel com o treinador principal e soube ser a sua voz para o recinto de jogo. Fez da humildade e da perseverança as suas armas! Tem muito deles esta época fantástica com vitória nas três frentes nacionais.
A segunda nota vai para um trio fantástico de jogadores que compõem as nossas fileiras: André Lima, Pedro Costa e Ricardinho. Que maravilha é vê-los jogar, e, ainda por cima, de águia ao peito! Obrigado por mais uma grande temporada!
Para terminar, informar a quem não sabe que, na votação para melhor jogador de futsal do Mundo (responsabilidade dos seleccionadores nacionais de futsal), ganha pelo inevitável brasileiro Falcão, André Lima ficou em 7º lugar e Ricardinho no 22º.
Posto isto, vamos embora. Para o ano há mais. O objectivo imediato é ser Campeão Europeu! Carrega Benfica!