Tuesday, August 14, 2007

Nova época à porta...

Há muito tempo que estou arredado destas lides blogueiras. Por isso, tenho muita coisa para dizer. A época começa hoje oficialmente para o “Glorioso” e esperemos com uma vitória simultaneamente moralizadora e confortável, tendo em conta a deslocação a Copenhaga daqui a 15 dias.
O defeso encarnado foi recheado de desilusões e novas ilusões. A saída de Simão, Miccoli e recentemente Manuel Fernandes são perdas importantes. Os dois primeiros foram fundamentais no ano anterior enquanto o internacional sub-21 foi fundamental na pré-epoca. Saiu também Anderson, devido a um problema familiar, porém, apesar de ter sido titular em muitos jogos na época transacta, este ano, teria o lugar ameaçado. Afinal, David Luiz tem vindo a ganhar cada vez mais o seu espaço no centro da defesa benfiquista.
A principal desilusão para mim, e penso que para toda a família benfiquista, foi a perda do Simão, o nosso capitão, o símbolo do clube nestes últimos anos. Por tudo o que fez e deu ao Benfica, merecia ver as suas condições monetárias melhoradas, merecia um grande clube europeu no estrangeiro. Apenas viu realizada uma das duas condições: ganha no dinheiro, perde no peso da camisola.
Quanto a Manuel Fernandes, o seu desejo era ficar na Luz, mas, como se sabe, só até acabarem as férias e depois “pirar-se” para a fria Inglaterra.
Por fim, Miccoli... O “pequeno bombardeiro”, depois daquela despedida sentida do Estádio da Luz, frente à Académica, poderia ter regressado e deixado a Luz em delírio. Não foram essas as ideias do Palermo e a Juventus não ajudou.
Desejo a melhor sorte para todos, mas é com mágoa que vejo como o Manuel Fernandes tratou o clube que lhe deu tudo, o clube onde cresceu para o futebol.

Falemos, então, do Benfica 2007/2008 e das caras novas que perfazem uma equipa de futebol: Fábio Coentrão, Freddy Adu, Butt, Óscar Cardozo, Bergessio, Di Maria, Luís Felipe, Andrés Diaz, Zoro, Yu Dabão (ex-junior) e Stretenovic. Podemos dizer que as maiores expectativas residem nos jogadores mais novos, como Adu, Di Maria e Coentrão, mas também no inevitável Cardozo, que veio rotulado de homem de área. O jovem Yu Dabao, ao que parece, vai rodar para um outro clube e, na minha opinião, devia ser um clube da Bwin ou da Liga Vitalis. Zoro já deu indicações de que é um central possante e que pode ter dificuldades em se adaptar à direita, mas o tempo o dirá. Luís Felipe é um lateral que não compromete pelo que conhecemos. Butt é um guarda-redes experiente, embora tenha de mostrar mais para merecer a confiança do técnico. Por fim, Stretenovic, Andrés Diaz e Bergessio são as três incógnitas da nova temporada.
A meu ver, temos equipa para discutir todas as provas, apesar de necessitarmos de um central e de um médio (box-to-box) para compensar as recentes saídas. Vamos aguardar e apoiar o Glorioso do primeiro ao último jogo e esperar com fé que este seja um ano cheio de alegrias e títulos.

CARREGA, BENFICA.

1 comment:

Ricardo Fonseca said...

Entre Alcides, Andersson e Ricardo Rocha, um ainda deveria estar no plantel. Aqui e no tratamento a Manuel Fernandes o Benfica falhou...