Friday, September 28, 2007

Escândalo do Ano

É engraçado este nosso futebol português. Estão realizados apenas 5 jogos para a Bwin Liga e mais três eliminatórias da Taça da Liga, mundialmente conhecida como Taça Carlsberg, e já temos o escândalo do ano. Qual será? O livre indirecto por corte de Polga que originou um golo? Terá sido a entrada do Quaresma para cartão vermelho ou a agressão do Pedro Emanuel - isto tudo num só jogo. Talvez nenhum destes. Porventura um golo marcado, depois de um cruzamento efectuado na pista de tartan do Estádio Municipal de Leiria, a agressão ao Nuno Assis, que originaria um penalty e consequente expulsão ou então uma entrada “a varrer” do Gladstone a um jogador do Setúbal?
Como todos sabemos, nenhum destes casos é polémico porque não passam de situações banais, repetidas, há vários anos, no futebol português.

A polémica começa quando, um árbitro que certa noite viu um penalty “fantasma” (que não levantou polémica), passado uns anos, outra noite, viu um outro penalty “fantasma”, a favor da equipa que tinha prejudicado com 2 pontos num jogo do campeonato. Isto, sim, é um lance polémico, ainda mais se virmos que o jogador do Estrela da Amadora, que foi atingido com a bola na cara e não na mão, não ficou estendido no chão com a violência do remate. São estes mistérios da natureza que geram polémicas…

No rescaldo deste lance surgem muitas declarações que dizem que o “meu Benfica” está a ser beneficiado e levado ao colo e eu pergunto: Levado ao colo para onde? Para a final de uma taça que só serve para encher chouriços, deve ser. Na minha opinião, fomos uma vez mais prejudicados e até o (tele)espectador menos atento teria notado. Em primeiro lugar, entrámos com uma equipa totalmente diferente para poupar os habituais titulares. Apenas 5 jogadores que jogaram em Braga estavam no onze inicial e porque a competição a isso obriga. Depois, a perder, o treinador tirou os jogadores que tem sido mais utilizados, como Di Maria, Maxi Pereira e Nuno Assis. Se tudo isto não é suficientemente claro para mostrar que o Benfica queria sair mais cedo desta prova, o que é preciso então? Com isto tudo, só posso dizer que o penalty assinalado a favor do Benfica, ao contrário do que corre nas notícias deste pais, não beneficia, mas, pelo contrário, prejudica o clube e todo o planeamento da restante época.

Faço agora uma análise rápida do que interessa, deixando para trás estes jogos-treino. Pode-se constatar que, na Bwin Liga, foram retirados dois pontos ao Benfica, no Bessa, por agressão a Nuno Assis dentro da área, o que originaria um penalty e consequente expulsão. Ainda temos dois pontos oferecidos ao líder do campeonato por um suposto atraso de Polga e, por fim, temos um ponto oferecido ao clube de Alvalade graças a um penalty não assinalado a favor do V. de Setúbal. Se fizermos as contas, o líder do campeonato não estaria com 15 pontos, mas com 13 e o Benfica com 11 pontos, e não com os 9 pontos que tem na realidade, enquanto o seu adversário deste fim-de-semana se manteria com os 10 pontos de que dispõe. E assim vai o futebol português, perfeitamente normal...

No comments: