Friday, May 9, 2008

Adeus, Maestro.


Está a chegar o dia da despedida... Como em tudo na vida, existe um fim, para o início de algo novo. No domingo, será um dia de festa e, ao mesmo tempo, de nostalgia e tristeza para mim e para muitos milhões de benfiquistas. É o fim da carreira, como jogador, de um dos melhores jogadores mundiais desta geração e de um benfiquista de corpo e alma. Lembro-me de o ver ao vivo no Estádio Nacional na final da Taça de Portugal de 92/93 – que vencemos – e alguns jogos da época 93/94, quando se sagrou campeão nacional. Lembro-me, depois, da sua saída do Benfica para Itália, primeiro para Florença e mais tarde para Milão. Recordo-me, durante estes 12 anos de ausência, de algumas tentativas de regresso, ou supostas noticias sobre o seu regresso. Lembro-me do jogo de apresentação do Benfica aos sócios, em plena Luz, contra a Fiorentina, no qual marcou um golo ao seu Benfica. Nos instantes seguintes, chorou como uma criança e o estádio aplaudia de pé, pela primeira vez, um jogador adversário. Não esqueço a alegria nos seus olhos de cada vez que o Rui falava no Benfica. Posso mesmo dizer que, nessa altura, apesar da distância física, continuava tão perto no coração de milhões de benfiquistas.
Recordo, mais recentemente, o seu regresso ao Benfica, onde uma centena de adeptos o esperava aquando da sua subida ao relvado da Luz. Posso dizer que estive lá. Não por ser uma grande contratação do Benfica, que o era, mas por ser o Rui Costa. Nunca tinha ido a apresentação de nenhum jogador até porque nem sou dessas coisas, mas aquele não era um jogador qualquer, não era mais um jogador. Naquele momento, estava de regresso um símbolo do Benfica, um jogador de classe invulgar que ama o clube. Regressava uma das últimas grandes referências do Benfica.
Ainda tenho presente na memória a sua cara de frustração no último jogo, na Reboleira. E são tantas as minhas memórias das coisas geniais deste Senhor do Futebol.
Só tenho mais um desejo: que os Benfiquistas esqueçam o percurso desta época, uma das piores dos últimos anos, e marquem presença no Estádio da Luz para a despedida do Maestro. Se há alguém que merece, esse alguém é o Rui.


Eu vou lá estar e, a plenos pulmões, vou gritar:

SOU BENFIQUISTA
COM MUITO ORGULHO
E MUITO AMOR


OBRIGADO, RUI!
Ficarás para sempre na nossa memória e nos nossos corações (pelo menos no meu)




1 comment:

Paulo said...

E no meu também.

Até arrepia o teu texto... já me estou a emocionar antes do tempo... julgo que não vou conseguir conter as lágrimas amanhã...

O amor ao Benfica é tão grande, ,eu deus!

OBRIGADO RUI!