Sunday, May 20, 2007

Acabou o campeonato

Acabou a edição 2006-2007 da Liga Portuguesa e o fc porto sagrou-se campeão. Parabéns ao porto. Foi um campeão justo, como o seriam o Benfica ou o sporting, porque foi um campeonato bem disputado, e em que os três se apresentaram muito fortes em alguns momentos e estranhamente vulneráveis noutros. Acredito que o porto foi, de todos, o mais sortudo e todos sabemos que não há campeões sem sorte.
Não sei se repararam ou sequer se puderam ver mas, imediatamente após o apito final no estádio do dragão, nos festejos populares daquela cidade que vive e se alimenta de complexos em relação a Lisboa e ao Benfica, o nome pelo qual os adeptos chamaram foi SLB. Penso que não preciso de dizer muito mais.
É por estas atitudes e por estes comportamentos, é por viver permanentemente assustado com a sombra do gigante Benfica, é por nivelar por baixo a sua forma de estar, que o porto nunca será um grande clube e certamente nunca será maior que o Benfica.
Mais uma vez, o porto ficou com o ceptro de campeão, mas nunca conseguirá sentar-se no trono. Esse está reservado aos Grandes de Espirito, àqueles que não descem ao nivel dos outros mas esperam que os outros subam ao seu. O trono está enfeitado de vermelho e de vermelho continuará.

4 comments:

Anonymous said...

A leitura fez-me pensar...
Se o benfica é assim tão grandioso, gigante e campeão, porque é que só ficou em 3º...
É que os anos 60 já lá vão há mt tempo. E o Mantorras n é o Eusébio.
Tenho pena também que não reconheça a grandiosidade dos verdes.
Parece que o Porto reconhece. Pois com os grandes ninguém se mete.
PS: já agora tenho muito orgulho de ser Leão ou Lagarto, como quiserem chamar...
e
VIVA O SPORTING, por estar já na Liga dos campeões!!!!!

Quanto ao benfica, a ver vamos...
Faço votos que para o ano , benfica e Sporing ascendam um lugar acima, do que conseguiram este ano na classificação.

SAUDAÇÕES LEONINAS

Boddidharma said...

Obrigado pelo comentário. Agradeço a opinião e, mais do que isso, concordo com um ponto-chave. Designadamente, a grandeza do sporting. É de facto um grande clube e honra na sua essência os valores mais altos pelos quais o desporto e o futebol, em particular, se devem reger. Tenho a maior consideração e respeito pelo Sporting e pelos sportinguistas, enquanto forem meritórios desse respeito. Naturalmente que as divergências existem e são saudáveis pq daí nasce a competição e com ela alimentam-se paixões e aperfeiçoam-se virtudes.
Lamento, contudo, que uma determinada facção do Sporting veja com melhores olhos o porto que o Benfica porque acredito que, quer gostem quer não, benfiquistas e sportinguistas são filhos de 2 clubes irmãos que ajudaram e ajudam a projectar Lisboa e Portugal e contribuiram e contribuem em muito para as paixões que esta cidade e este pais encerram.
Quanto à qualidade e à grandeza do Benfica, não sou saudosista. Gosto de pensar de uma forma simples. O Benfica tem uma ligação muito forte à história popular, à história nacional, tem o palmarés mais rico dos 3 grandes, é uma marca reconhecida nos 4 cantos do mundo e continua a ser um poderoso veiculo de multidões. Um exemplo concreto: em 2004, após vitória do porto na Liga dos Campeões e depois do Euro, muito poucos eram os residentes da localidade holandesa onde o porto efectuou a pré-epoca 2004-05 a saber que se tratava do clube campeão europeu em titulo. Um ano depois, no titulo de Trapattoni, as televisões mostraram imagens dos festejos em Timor, para não falar das ex-colónias africanas!
Reconheço que o Benfica de hoje não tem a força dos anos 60 e 70 mas tb entendo que se encontra numa fase crescente.
Uma última nota para reiterar os seus votos para a classificação do próximo ano, naturalmante com inversão de lugares! :)
Saudações benfiquistas.

P.S.: Tendo SLB e SCP que ficar em 2º e 3º, prefiro que tenha acabado como acabou, já que o Benfica, sendo cabeça de série, terá teoricamente um adversário mais fácil na pré-eliminatória da Champions do que o sporting teria por não ser cabeça de série. Assim, aumentam as probabilidades de termos 3 clubes na Liga milionária.

Anonymous said...

faltou u assis e muitos outros kuando o benfica precisava deles os outros grandes nao tiveram tantas lesoes

Alvy Singer said...

Olhemos o futuro com optimismo. Este foi um campeonato dificil, o primeiro com 16 equipas, e com limitações inesperadas. Benfica e Sporting tiveram percalços compremetedores, que 'cedo' entregaram as faixas àqueles que mais tarde vieram a tremer. A maturidade trará outros resultados. Se o cenário não sofrer grandes alterações, e os planteis se mantiverem iguais, o Porto é a equipa que entra mais fragilizada no próximo ano.