Sunday, May 13, 2007

Assobios e lenços brancos...

Este "post" já vem um pouco atrasado pois refere-se ao sucedido no jogo em casa com a Naval 1º de Maio, no último fim de semana. Mais concretamente, refiro-me ao que se passou com Derlei e com Fernando Santos.

Derlei foi cruelmente assobiado quando foi substituido, já no decorrer da 2ª parte (para não falar dos inúmeros assobios ao longo da partida) e Fernando Santos foi, mais uma vez, presenteado com lenços brancos. Ao ver estas imagens, não pude ficar indiferente.

Não sei se se sou porventura mais benfiquista que outros, mas sei que não há outros mais benfiquistas que eu. Orgulho-me de ser sócio desde que nasci, orgulho-me de já ter recebido o emblema de 25 anos de associado e orgulho-me de dizer, aqui ou em qualquer outro lugar do Mundo, agora e sempre, que sou Benfiquista. E mais...orgulho-me de saber o que isso é e de sentir a verdadeira mística do nosso Glorioso Clube. Orgulho-me, ainda, de ser um apaixonado pelo desporto, pelo futebol e pelo Benfica.

É nesta condição que relembro alguns espiritos mais esquecidos ou menos esclarecidos que no Estádio da Luz, ou em qualquer outro lugar do Mundo, não se assobia, não se apupa e não se critica de forma destrutiva qualquer elemento que defenda as nossas cores. Quem veste, honra e defende as cores do Benfica, está acima desses gestos de mesquinhez que nada condizem com a nobreza do nosso clube.

Não vou defender ou atacar o jogador ou o treinador, pois todos temos a nossa opinião e o direito a ela. Mas faço um apelo a todos: Não nos esqueçamos, nenhum de nós, que o Benfica está acima dessas divergências ou gostos pessoais e que esses pequenos actos de desestabilização em nada fortalecem o Benfica.
Para terminar, apenas uma citação: "A concórdia não é a união das opiniões, mas antes a união dos corações."

1 comment:

Paulo said...

Olá.

Infelizmente é um "filme" já muito visto no estádio da Luz. Lembro-me do Abel Xavier, do Michael Thomas e de tantos outros brindados com os malditos assobios: é o maldito Tribunal da Luz (eu odeio esta expressão).

Sinceramente eu não percebo, pagar bilhete e ir ao estádio assobiar a própria equipa, acho que é mau demais!

Talvez se explique pelas frustrações das pessoas ou do excesso de álcool, não sei... o que sei é que já vi situações muito cruéis. A maior de todas foi ver, no jogo contra o PSG em casa, o NOSSO guarda-redes Moretto ser assobiado enquanto estava no chão a ser assistido e, logo de seguida, o tal "Tribunal da Luz" a gritar em coro: "Moreira, Moreira, Moreira..."

Lastimável. Uma vergonha!