Monday, May 14, 2007

Quem não tem Simão, caça com Miccoli


Quem me conhece sabe que estes dois jogadores são os meus preferidos do nosso plantel. Embora admire muitos outros, estes são aqueles que mais gosto de ver jogar, que mais me emocionam, que vejo carregarem o nosso Benfica para a vitória tantas e tantas vezes.
Estou a excluir claro o Rui Costa, porque esse não é o meu jogador preferido do Benfica. É o meu jogador preferido de todos os tempos. Atingiu outro patamar.
Ora o nosso pequeno Miccoli, apenas em tamanho é certo, mais uma vez trouxe os 3 pontos para a Luz. Há 4 jogos que o Miccoli tem marcado golos, curiosamente desde que o Simão se lesionou. Marcou 5 golos, e tem 10 na Bwin Liga. Se marcar mais um, atinge a marca de Simão, que acredito não ser o melhor marcador este ano devido à infeliz lesão.
O melhor marcador da nossa liga, actualmente, é Liedson com 14 golos. Penso que isto diz muito da falta de goleadores que existe em Portugal. Quem não se lembra do Jardel na frente com mais de 30 golos?
Mas a um jogador como o Miccoli não se exigem 30 golos. Exige-se a sua classe, a sua rapidez, a sua capacidade de furar entre os defesas, de rematar sempre que tem oportunidade, de nos brindar com momentos de magia tantas e tantas vezes que tem a bola nos seus pés. Exige-se e ele cumpre.
E para gáudio dos adeptos o pequeno bombardeiro, que teve algum tempo sem marcar golos, na hora em que o Benfica se viu privado do seu melhor jogador, Simão, assumiu as rédeas do ataque e deu-nos 3 vitórias e 1 empate com um adversário directo. Miccoli é um jogador emotivo, os adeptos gostam dele e ele responde com amor e dedicação ao clube, o seu clube fora do seu país. Ontem noticiou-se que Miccoli poderia ir para o fcp na próxima época, o jogador respondeu com um golo dedicado aos adeptos.
Durante o "jejum" de Miccoli, vi alguns defensores fervorosos do Nuno Gomes, compará-los. Supostamente, o facto do Miccoli não marcar era desculpa suficiente para o nosso 21 também não o fazer. Os adeptos que criticavam um, deveriam obrigatoriamente também criticar o outro, e houve quem o fizesse. Na altura, defendi o Miccoli, porque lhe reconheço talento. E para mim ele é um jogador uns furos acima do 21 da Luz. Acho que o provou nos últimos jogos, infelizmente não imagino uma situação inversa. Mas para bem do Benfica espero que o Nuno Gomes na próxima época seja mais feliz, e é preciso não esquecer que, na 1ª volta, esteve muito bem em diversas situações.
Posto isto, o Benfica chega à última jornada a depender da criatividade, empenho e inconformidade de um jogador e a 2 pontos do líder. Não imagino cenário mais frustrante. E porquê? Porque dificilmente seremos campeões, mas a possibilidade alimenta a fé que, quem me conhece sabe, alimentei a época inteira. Afirmava-o com 100% de certeza quando estávamos a 8 pontos do 1º lugar. Isto porque vi o Benfica jogar como não via há muito, porque o Benfica tem um ataque quase de luxo, um meio campo com muita qualidade e uma defesa com jogadores sublimes. Em suma, o melhor plantel dos últimos anos. Então o que falhou? Há quem diga que foi Fernando Santos e a má gestão do plantel.
Sinceramente, penso é que não há é muitos jogadores para o engenheiro "gerir". Ou seja, o banco é fraquinho. Saiu Alcides, e Nélson adormeceu. Veio o chamado Ninja e nada fez, Kikin não faria melhor? Saiu Ricardo Rocha e o Benfica trouxe uma pequena descoberta, que espero que fique no clube. Mas não daria este mais condições à defesa? Pela sua experiência e pela excelente época que estava a fazer. Penso que mesmo Anderson ao seu lado jogaria com mais segurança. Se fosse preciso o antigo 33 seria um substituto para Nélson, uma vez que tem a capacidade de se adaptar a qualquer lugar da defesa. Mais uma vez o Benfica falhou e ficou a perder no mercado de Inverno.
Mesmo assim penso que, em alguns dos últimos jogos (poderão observar que desde que Luisão se lesionou), ao Benfica faltou mais garra, mais alma, mais ambição e isso é algo que vem do balneário. Não sei o que desmotivou os jogadores, se a falta de pulso ao Engº para ser o nosso treinador, se a saída de Veiga (que me deixou satisfeita), se a doença do Presidente, a verdade é que faltou ali alguma coisa. Penso que os azares sobre jogadores como Miccoli, Rui Costa, Nuno Assis, Luisão e agora Simão e Nuno Gomes, acabaram também por prejudicar a equipa, mas as lesões e castigos são um cenário que se deve ter sempre em conta. A verdade é que o Benfica termina a época sem os seus dois grande capitães em campo, Luisão e Simão.
Para a semana, resta-nos esperar um pequeno milagre. Um fraquinho Aves praticamente despromovido irá defrontar um fcp a quem a vitória dá o título de campeão nacional. Um Belém motivado a manter o 4º lugar irá jogar em alvalade contra um sportem que luta pelo 2º lugar e quem sabe o título de campeão, caso o fcp escorregue. O Benfica, imbatível em casa, por sua vez, irá receber a Académica, que já garantiu a manutenção.
Ao Benfica não se espera nada mais que a vitória. Os 3 pontos darão ao Benfica 67 no total, o que faz este o melhor resultado pontual dos últimos 13 anos (e atenção que esta época teve menos jogos), mais do que o Benfica de Camacho ou que o Benfica Campeão de Trapattoni, treinador que soube aproveitar os erros dos adversários e fazer uma boa omelete praticamente sem ovos. Embora esses 2 treinadores tenham alcançado a final da taça de Portugal, penso que com este plantel eram campeões sem qualquer sombra de dúvidas.
Mesmo sendo campeão este treinador tem uma corda ao pescoço, os adeptos colocaram-na no dia em que ele chegou. Por ser português, por ter falhado anteriormente noutros clubes, não o sei. Eu própria não consigo definir a minha posição actual em relação a ele, defendi-o a época inteira, mas o Benfica falhou quando tinha a faca e o queijo na mão. Empatar com o Beira-Mar e o Braga foi prejudicial à equipa. Mas também empatámos com o Boavista quando merecíamos ter goleado, também comemos um golo do Paços no último minuto quando tínhamos a vitória garantida, no dragão deixámo-nos empatar depois de uma 2ª parte de luxo. E, em nenhum destes jogos, se pode responsabilizar o treinador, mas apenas os jogadores em campo, o azar dos postes, e sabe-se lá mais o quê.
Na próxima época é obrigatório não cometer os mesmos erros e é urgente manter Simão, Luisão, comprar Miccoli e um verdadeiro goleador. E como as contas ainda não encerraram, no Domingo lá estarei com o coração nas mãos e a fé em Miccoli.

Este texto foi colocado por mim no blog, mas foi a minha amiga Paula a sua autora.

2 comments:

Paulo said...

Acho que está na hora de pensar na próxima época:

- Avançado: Patrick Kluivert
Desvinculou-se do PSV e encontra-se livre para negociar com qualquer clube que lhe apresente uma proposta. Era o homem-golo que o ataque do Benfica precisava...

- Médio: Ruben Amorim
Antes que o FCP ou o SCP se lembrem de o contratar. É uma excelente alternativa a Petit.

- Defesa: Rodrigo Alvim
Um pé esquerdo fabuloso e uma boa laternativa a Léo. Sabe atacar e defender.

Depois acho que precisamos de um bom Médio-ala direito, de um defesa direito e de um bom defesa central.

Cristina said...

Nós já temos alternativa ao Leo, embora não tenha tido oportunidades de se mostrar. Não precisamos de jogadores para a lateral esquerda. Há necessidades bem mais importantes. Os dirigentes pensam na próxima época, os jogadores pensam nesta. O campeonato ainda não acabou.